fbpx

Busque seu próximo destino!

A região sul do Brasil possui uma particularidade que a difere das demais: Os três estados estão situados abaixo do trópico de capricórnio, ou seja, o clima nessa região é o subtropical, com as quatro estações do ano bem definidas.

Isso interferiu diretamente no processo de urbanização da região, que atraiu muitos imigrantes europeus que colonizaram diversas cidades e contribuíram para formação cultural da sociedade, influenciando a arquitetura, a linguagem, a gastronomia, a música e os costumes.

Os turistas que escolhem a região sul do Brasil para curtir a tão desejada viagem de férias em família, possuem opções bem distintas de férias, devido a variedade de climas e perfis de destinos.

Aqueles que amam o clima de inverno, por exemplo, escolhem regiões serranas como Bento Gonçalves, Canela, e Gramado, que oferecem diversas atrações relativas a essa estação do ano, como festivais culinários, tour em vinhedos, passeios em fábricas de chocolate, parques de neve indoor, entre outros.

Os turistas que amam praias, encontram na região sul um litoral belíssimo, repleto de paisagens paradisíacas, e praias que atraem famílias e surfistas. Um exemplo disso é a famosa cidade Balneário Camboriú, que possui uma infraestrutura imponente para receber os turistas com todo conforto e comodidade que eles merecem.

E você? Qual clima prefere: Inverno ou verão? Se tem dúvidas, continue lendo esse artigo e conheça 10 destinos imperdíveis para desbravar a região sul do Brasil : 5 destinos ideais para o verão e 5 destinos perfeitos para apreciar o inverno.

Destinos de verão no sul do Brasil

1. Praia Grossa – Itapema (SC)

Situada no belíssimo litoral catarinense, mais precisamente na cidade de Itapema, a Praia Grossa é uma região paradisíaca, onde a natureza dá o seu show em perfeita harmonia e encanto: A Mata Atlântica moldura a praia, as águas cristalinas convidam os banhistas para dar aquele mergulho, e a areia branca é um convite para armar a sua barraca, sentar, e relaxar enquanto contempla o cenário.

O acesso à praia é dado por trilhas que começam no Mirante do Encanto.

2. Praia Atlântida – Xangri-lá (RS)

Diferente do destino citado anteriormente, a Praia Atlântida é o destino para quem curte lugares animados, cheio de opções de lazer e festas. Ela está situada entre as cidades de Capão da Canoa e Xangri-lá, nome que, aliás , nos remete à lenda ocidental do paraíso. 

Acredito que a Praia Atlântida pode realmente representar o paraíso para muitos perfis de turistas, em especial, aqueles mais enérgicos, pois a praia atrai muitos turistas em busca da onda perfeita, e possui uma infraestrutura excelente com restaurantes, bares, e casas de shows na orla.

Afinal, quem disse que paraíso e agito são palavras que não combinam?

3. Ilha do Campeche – Florianópolis (SC)

Nesta lista seria praticamente impossível não citar uma ilha, não é mesmo? Que tal conhecer a sofisticada Ilha do Campeche? É um lugar tranquilo, ideal para conhecer em família, e que só pode ser acessado de barco.

Mas, não tenha dúvidas, ao chegar lá e encontrar a paisagem formada pelo mar de cor verde esmeralda, cercada por belíssimos morros, uma brisa leve, e um silêncio balsâmico, duvido que você não iria concordar que a viagem valeu muito a pena.

4. Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú (SC)

Outra dica para quem ama lugares distantes, inóspitos e paradisíacos: A Praia do Estaleiro, na famosa cidade de Balneário Camboriú. A distância entre a praia e a região central da cidade é de 17,5 km.

O acesso à praia exige um pouco de disposição física do viajante, pois até certo ponto, não é permitido passar carro, ou seja, vai no vigor da caminhada mesmo.

5. Ilha do Mel – Paraná

A última dica de destinos de verão no sul do Brasil é ironicamente uma das mais famosas pelos turistas: A maravilhosa Ilha do Mel, no estado do Paraná. Apesar da fama, a ilha continua sendo um lugar tranquilo, com praias limpas e natureza preservada. 

A ilha tem três praias, cada qual ideal para um perfil de turista. A praia de Fortaleza é ideal para famílias com crianças, por causa da tranquilidade da região. A praia de Fora é mais badalada, por causa das altas ondas que chamam a atenção dos surfistas de plantão. A Praia das Encantadas possui uma estrutura comercial mais potente, com mais opções de restaurantes e hotéis.

Destinos de inverno no Sul do Brasil

1. Vale Europeu – Santa Catarina

A região sul do Brasil recebeu muita influência da cultura européia, em especial, da Itália e da Alemanha. Isso é perceptível de modo especial nas cidades que compõem o vale europeu, um roteiro turístico projetado especialmente para que os turistas tenham uma experiência de imersão nas raízes culturais trazidas pelos imigrantes.

O Vale Europeu inclui municípios como Apiúna, Ascurra, Benedito Novo e Botuverá. Dentre as diversas atrações que o roteiro oferece, eu posso destacar 3 em especial: Cachoeiras, vinícolas e festas típicas.

2. Vale dos Vinhedos – Rio Grande do Sul

Um dos roteiros turísticos mais famosos do Sul do Brasil é aquele que incluiu a cidade do Vale dos Vinhedos, região vinícola do Rio Grande do Sul. O que você poderá curtir neste passeio imperdível? Obviamente, muita degustação de vinhos da melhor qualidade, paisagens naturais deslumbrantes, e uma rica gastronomia.

O Vale dos Vinhedos inclui cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

3. Gramado – Rio Grande do Sul

Nesta lista não poderia faltar um dos destinos mais famosos do país: A charmosa cidade de Gramado. palco de um festival de cinema, festival gastronômico , fábricas de chocolates, regiões super instagramáveis como o lago negro, e o parque de neve indoor Snowland.

Assim é fácil entender porque Gramado conquista os corações de tantos viajantes.

Ah, como não falar do Natal Luz, não é mesmo? Gramado fica ainda mais deslumbrante no período natalino atraindo todos os holofotes para a sua programação de eventos que começa em novembro e só termina em janeiro.

4. Cambará do Sul – Rio Grande do Sul

Cambará do Sul é uma cidade bem menos conhecida do que Gramado, mas isso não exclui motivos para você conhecê-la. Esta cidade está situada há 980 metros de altura, e foi abençoada com uma natureza sem igual. A impressão é que o relevo dessa cidade foi esculpido com mãos divinas. Para entender o que eu estou falando, é só olhar a paisagem formada pelos seus cânions e cachoeiras.

5. Canela – Rio Grande do Sul

Canela é praticamente irmã de Gramado, porque quem procura conhecer uma cidade geralmente viaja para a outra também.

Canela é um lugar de paz e tranquilidade. Lugar de restaurantes muito bem avaliados pelos seus turistas, jardins, lagos, e um dos principais pontos turísticos da região sul do país: A famosa Cachoeira do Caracol, que pode ser visualizada de forma privilegiada do alto do teleférico.

IMG Internacional

A IMG Internacional é uma empresa que oferece à família brasileira um novo conceito de hospedagem em férias: A propriedade compartilhada. 

Se férias é uma das prioridades na sua vida, e se você deseja saber como é possível garantir todo ano, hospedagens em alto padrão por um valor vantajoso, abaixo do valor de mercado,  deixe seu email aqui e veja como podemos fazer com que você tenha, a partir de agora, experiências incríveis nas suas férias.

Se mantenha atualizado

Digite seu melhor e-mail para receber nossas novidades.

Eu aceito que meu e-mail seja cadastrado no MailChimp ( more information )

Seu e-mail está protegido. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *